Titos Raúl

QUEM É TITO(S) RAÚL?



O verdadeiro nome é TITO RAÚL NAENE MUASSA.
Ingressou na Rádio Moçambique como apresentador do Programa da Criança em lingua (regional) Cena, na companhia da José de Jesus Toni Jordane Nhane, sob supervisão e orientação do locuctor Marijane Pedro Mateus. Mas antes, em 1996 fora colega de Jordane na 6ª classe na Escola Secundária do Dondo, e desde então era ouvinte e simpatizante do Programa que na altura era apresentado por Struck e Alberto Lacsoni.

Em 2000, quando era estudante na Escola Primária de 2º Grau de Macharote - Dondo, tornou-se Presidente do Núcleo Escolar, convidado por seu professor de Geografia Sr. Feriado Matavele e consequentemente, veio a filiar-se na OCM - Organização Continuadores de Moçambique, passando a ser o Primeiro Presidente do Parlamento Infantil no Dondo.

Neste mesmo ano, passou a apresentar programas da Criança em Cena, e tornando assim, Divulgador e Defensor dos Direitos da Criança, trabalhando em paceria com o UNICEF & SAVE THE CHILD, como também, tornou-se Membro do Foróm Consultivo do Município de Dondo, no Primeiro mandato de Manuel Cambezo.

Em 2001, no Primeiro Parlamento Infantil Oficial do País, recusou-se a se canditar a Presidência, preferindo ser deputado representando a Provincia de Sofala. Foi um destaque em todos os momentos, ficando assim marcada a sua história como um dos embaixadores que trabalha em desenvolvimento da criança em Moçambique.

Nesta altura já era apresentador do programa Tempo dos Mais Pequenos, coordenado por Sônia de Jesus Gonçalves.
Em 2002, visitou vários projectos patrocinados pelo UNICEF em várias cidades no Brasil, e ministrou palestras sobre a Importância da Comunicação Social. Posteriormente participou de foros em África Sul. De regresso á Moçambique continuou o seu Legado em trabalhar em Prol Desenvolvimento da Criança através da SAVE THE CHILD em parceria com a OCM.

Apesar de todo destaque, posteriormente em 2003, decidiu seguir seus sonhos e foi estudar no Brasil, e, regressando apenas no final de 2010.

Hoje, além de ser o actual apresentador de programa juvenil da Rádio Moçambique, o Super Activos, ele possui as seguintes qualificações:

Ø  Pós-Graduado: MBA em Gestão Estratégica de Negócios
Ø  Graduado em Administração / Comércio Exterior
Ø  Consultor Empresarial / Administrador filiado ao CRA/MG nº 42431
Ø  Perito em Acidentes de Trânsito e Sinistro de Transportes / Comissário de Avarias
Ø  Técnico em Perícias Ambientais
Ø Professor Universitário no Brasil e actualmente em Moçambique

Já teve várias premiações, das quais destacamos as principais:
Ø  Premiado pelo bom empenho como Presidente da Empresa Júnior – FBMG – 2008
Ø  Implantação de Empresas Júniores – FABRAI / FANS / JUCEMG
Ø  Premiado pelo empenho no desenvolvimento da criança – Dondo – 2002


PALAVRA DE TITO(S) RAÚL PARA OS SEGUIDORES DO BLOG E OUVINTES DO SUPER ACTIVOS
Nosso compromisso este ano é de trazer-lhe a melhor programação jovem jamais vista nos últimos anos, cada dia, cada minuto, cada instante, um novo desafio.
Nosso principal desafio é a sua alegria, é a sua participação, por isso, estamos sempre buscando novas oportunidades e experiências. A cada dia queremos estar presente nos principais momentos da sua vida, fazendo sempre diferença, divulgando, interagindo e mostrando para todos que os jovens do Super Activos, não fogem á luta.
Neste ano o Super Activos, vem totalmente inovado.
Traremos nos nossos programas, muita informação, actualidades, curiosidades sobre o mundo artístico, debates sobre temas de interesse da sociedade em geral, que serão apresentados nas rubricas pelos nossos colaboradores.
Ressaltando que conforme nosso compromisso este ano, queremos fazer diferença trazendo informação com alto padrão e grau de Confiabilidade e Credibilidade e Veracidade. Muita música, promoções e muitos prêmios, não vão faltar.