Espaço Corporativo - Orientação Profissional e Acadêmica

TIPOS DE PROFISSÕES

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
A Ciência da Computação surgiu há pouco mais de meio século, a computação hoje influencia a forma como o ser humano trabalha, aprende e se relaciona. Com rapidez fantástica, ganha mais e mais espaço na vida das pessoas e das empresas, muitas das quais dependem totalmente dela para realizar negócios, a ponto de ser inimaginável que segmentos como montadoras de veículos, bancos e supermercados consigam funcionar, hoje, sem complexos sistemas de gestão e processamento informati­zados para controlar toda a sua operação. Ao lado da Engenharia de Computação e de Sistemas de Informação, o curso de Ciência da Computação compõe a tríade de formações mais importantes no universo da informática.
Para quem pretende seguir a carreira, “É importante saber a diferença entre gostar de games ou navegar na internet e querer se tornar um profissional.” Para isso, é preciso raciocínio lógico e afinidade com criatividade, proatividade e interesse em aprender continuadamente, dada a dinâmica de desenvol­vimento de novos produtos e processos.
Quem faz o curso de Ciências da Computação, deverá sair habilitado a desen­volver quaisquer tipos de softwares, como sistemas para dispositivos móveis, de gestão, sistemas operacionais, siste­mas inteligentes, sites de comércio eletrônico, linguagens de programação, Inteligência Artificial, Computação Gráfica, Rede de Computadores, Banco de Dados e Matemática Aplicada.
Como a sociedade moderna não vive mais sem celulares, internet e outros confortos provenientes da automação como um todo, é bom ao interessado nessa formação ficar sempre de olho nas perspectivas oferecidas por um número enorme de seto­res, como, por exemplo, seguradoras e instituições financeiras. “A área é promissora e as oportunidades são muitas, pois a maioria das empresas depende de tecnologia para funcionar, mas a carreira exige atualização constante, pois o conhecimento é perecível. O ritmo das novidades é rápido, a cada dia surgem novas tecnologias e, se o profissional não se atualiza, o seu valor cai num mercado que remunera bem”, afirma. A busca do conhecimento, o treinamento, a capacidade de se relacionar e de atuar em equipe são diferenciais que conduzem ao sucesso profissional.



CIÊNCIAS CONTÁBEIS OU CONTABILIDADE
A Contabilidade está ligada à necessidade do homem de acompanhar a evolução de seu patrimônio. Na Antiguidade, os fenícios foram os primeiros a ter essa preocupação, seguidos pelos egípcios e gregos. A profissão passou por altos e baixos, mas hoje, em países desenvolvidos como a Inglaterra, é a segunda que atrai mais estudantes, suplan­tada (superada) apenas pela Medicina. Tem sua demanda vinculada ao crescimento econômico, e em Moçambique é perceptível a procura por profissionais qualificados, tanto por pessoas jurídicas (empresas) como por pessoas físicas (indivíduos), obrigadas a conviver com muitas leis, normas, regulamentos, impostos, contribuições e outras obrigações fiscais e administrativas.
O profissional é responsável pela planificação e supervisão do sistema de registro e operações (documentos contábeis e livros comerciais e fiscais) que pos­sibilitam o controle orçamentário e patrimonial das empresas. Também elabora ba­lancetes, balanços e demonstrativos de contas, de acordo com normas técnicas, de forma a apresentar a proprietários, acionistas, executivos e fiscais um quadro real da situação financeira, econômica, patrimonial e tributária da organização. A actividade pode ser vista como o termômetro que dimensiona a saúde corporati­va. “O contabilista do passado, que gastava horas debruçado sobre livros-caixa, foi substituído pelo computador. Hoje, o espaço está aberto para o profissional proa­tivo, que contribui para a tomada de decisões nas empresas como especialista em controladoria e apto a elaborar balanços em padrão internacional”.
O contabilista é essencial para cuidar dos bens tanto da pessoa física como da jurídica e seu trabalho tem impacto na saúde da empresa. O curso atrai jovens que têm visão de longo prazo e sabem que a carência de bons profissionais lhes abrirá espaço para se diferenciarem no mercado, desde que se especializem em um dos ramos. Uma característica da profissão é o comprometi­mento com os relatórios econômico-financeiros, elaborados no fechamento de cada mês, e com o balanço anual, pelo qual o contabilista tem responsabilidade civil e criminal, podendo ser processado por omissões ou fraudes.


CIÊNCIAS ACTUARIAIS - ESTATÍSTICA
A moderna Ciência Actuarial surgiu a de cerca de 150 anos na Inglaterra, e, a mesma surgiu para sistematizar o estudo da mortalidade da população, fornecendo a base mate­mática necessária às actividades das entidades de aposentadoria, pensões e segu­ros – levando em conta as leis das probabilidades e a longevidade da população.
No século 20, tais estudos estenderam-se para a área de seguros que, como pensões e aposentadorias, integra o mercado financeiro. De acordo com registros, em 4.500 a.C. foi realizada a primeira menção de uma “caixa” de auxílio mútuo, formada com o objectivo de socorrer vítimas de certos infortúnios; um Presidente de um Município romano de séculos antes de Cristo é considerado o primeiro actuário da história, pelos estudos que desenvolveu com base nos registros de nascimentos e mortes.
O actuário pode trabalhar em qualquer país, nos campos de seguros em geral, capitalização, previdência pública e privada, bancos, gerenciamento de risco, auditoria e consultoria. O curso é multidisciplinar, pois o futuro profissional precisa entender a dinâmica do negócio no qual está envolvido, o que inclui o estudo de legislação, marketing e comercialização.
“O curso está em alta, pois a profissão tem portabilidade internacional”

 
BIBLIOTECONOMIA
O Bibliotecónomo ou Bibliotecário “É o especialista que domina as fontes das informações contidas nos vários meios digitais e tem clara capacidade de seleção para orientar o usuário a ter um correto aproveitamento delas”. É uma das profissões mais ligadas à sociedade atual, por conta da facilidade e da importância que tem o conhecimento”.
A tecnologia da informação revolucionou o trabalho do bibliotecário, que tem como tarefas classificar, catalogar e indexar as informações. Até poucas décadas atrás atuando de forma quase isolada somente em bibliotecas, o profissional do sé­culo 21 tem sua função valorizada, e hoje é visto como um gestor da informação e utiliza em seu trabalho ferramentas como computadores, sistemas, internet e CDs-rom.
Nesta era do conhecimento e de fartura de acessos a dados em âmbito mundial, a importância da organização da informação ampliou o campo de trabalho. Agora, o bibliotecário atua em centros de documentação, ocupando-se da especificação, implantação e coordenação de sistemas de informação, incluindo ambientes digi­tais, como portais corporativos, bases de dados, catálogos on-line, bibliotecas vir­tuais. Organizações da saúde, bancos e escritórios advocatícios vêm requisitando os bibliotecários, que podem, ainda, trabalhar na organização de acervos ou como autônomos, prestando serviços às empresas e montando projetos para bibliote­cas e arquivos.


ADMINISTRAÇÃO
O curso está relacionado ao processo de desenvolvimento. A Administração é uma ciência que resulta de muitas outras ciências já existentes, tais como: Matemática, Estatística, Economia, Psicologia, Sociologia, entre outras. “Administração desenvolve várias competências pessoais e técnicas, entre as ciências. Condição pri­mária para seguir Administração é saber lidar com as pessoas. É também importante não seguir apenas modelos hierárquicos rígidos, mas saber ser flexível.
A característica central do curso de Administração, é a versatilidade, de forma que, no futuro, o estudante possa enfrentar os mais diversos desafios em qualquer área de actuação, tendo disposição para correr riscos e propor novos caminhos. “Tudo isso deve estar aliado a uma boa dose de humildade, autoconhecimento, espírito de equipe e hoje, mais do que nunca, ética profissional”.
“O bom profissional sempre encontrará posição no mercado, mas para chegar a essa situação é preciso trabalho árduo, sacrifícios e muito estudo”, armas para enfrentar a concorrência de outras formações que podem atuar na área, como Eco­nomia e Engenharias. Mas, apesar da competição, as perspectivas são boas, pois a oferta de trabalho é enorme e os cargos podem ser bem remunerados.
“O jovem ou estudante deve procurar cursos que não se limitem apenas à teoria, mas possibilitem exercitar na prática as funções do administrador”, o que também pode ser conseguido com uma criteriosa avaliação dos estágios em oferta.
ÁREAS DE ACTUAÇÃO
Administração rural
Controladoria
Pesquisa de mercado
Agência de viagens
Cotação de produtos e moedas
Pesquisa econômica
Análise de negócios
Desenvolvimento organizacional
Projetos
Assistência social
Economia agroindustrial
Planejamento estratégico
Auditoria
Economia ambiental
Promoção de eventos
Atendimento ao consumidor
Empresas
Recursos humanos
Bancos
Empreendedorismo
Setor financeiro
Consultoria em agronegócios
Escolar
Setor hoteleiro
Comércio
Hospitalar
Setor público
Comércio exterior
Logística
Terceiro setor
Contabilidade
Marketing
Entre outras áreas afins


Ass: Tito(s) Raúl Naene Muassa

Bibliografia:
Bertelli, Luiz Gonzaga: Profissões 2010. CIEE, SP - Brasil

Apoio: